I Infantocamps (2012)
01/01/2012 à 03/01/2012
Local: Fazenda Olho D'agua
Brunópolis/SC
Dia que os organizadores convidaram os escoteiros para o I Infantocamps. A alegria e expectativa eram visiveis, os escoteiros estavam muito animados com a idéia de acampar, os pais estavam preocupados, afinal, como ficariam seus filhos três dias no meio do mato?!
Conseguimos! Os pais liberaram os filhos e nos reunimos dia 01/01/12 na casa da tia Alba e do tio Junior para comemorar o dia primeiro. Para dar início ao acampamento, explicamos a história do escotismo, ensinamos como os escoteiros se cumprimentam, as leis escoteiras e algumas regras básicas.
Cada participante recebeu seu lenço escoteiro e seu anel, que representavam seu grupo e sua classificação escoteira. As novidades foram surgindo, as crianças estavam curiosas e os pais se envolveram com a brincadeira. Alguns escoteiros ainda não haviam chegado, estavamos na expectativa para que as patrulhas estivessem completas.
Cada patrulha construiu um toten com a ajuda de seus pais, o resultado ficou muito bom! Nesse foto: Sônia costurando o falcão e Alba auxiliando a Patrulha Águia.
O dia estava chuvoso e as condições eram desfavoráveis para montar o acampamento no local escolhido. O que fazer? Aceitamos as sugestões dos pais e proprietários da fazenda e passamos a primeira noite acampados no galpão. Esse foi o dia em que tudo ficou sujo: calçado, travesseiro, cobertor, afinal era muito barro! Na primeira noite fizemos a prova do código morse, vencido pela equipe águia, foi uma prova muito engraçada, o grupo falcão estava com dificuldades de comunicação ha ha! Não podemos esquecer que choveu em uma das barracas do acampamento, a lobinha poliana dormiu e acabou fazendo xixi! ha ha
No outro dia madrugamos, acordamos 6:00 horas para montar o acampamento no local escolhido. Como vocês podem observar nem tudo foi festa! Mas elas são tão guerreiras que acordaram felizes e dispostas para cumprir as tarefas propostas. O primeiro café foi nescau e bolacha.
Nessa foto a escoteira sênior Aline e a escoteira Paloma da patrulha Falcão, faltou mão para tanta coisa!
A manhã foi de muito trabalho, e como diz o ditado: serração baixa é sol que racha! o sol surgiu para contribuir com o I Infantocamps. Vários eram os itens que deveriam ser construidos por cada patrulha. O primeiro passo foi escolher um local para cada grupo e deliniar cada acampamento. O segundo passo foi contruir um toldo com uma lona, bambus e sizal. Nessa foto a escoteira Paloma da patrulha Falcão se alimentando na sombra.
Nessa foto o toldo da Patrulha Águia.
O escoteiro é cuidadoso: ele cuida de si e de seu amigo. Nessa foto a escoteira Fernanda da Patrulha Águia está passando protetor solar e logo em seguida passará na escoteira Vanessa da Patrulha Falcão.
O terceiro passo era a construção do tão temido fogão. A construção do fogão teve início as 11:00 horas, todas já estavam famintas, sobrevivendo a base de banana, muita banana. A tia Alba e a a tia tata estavam muito preocupadas com o fogão, sugeriram pelo menos umas 5 vezes que utilizassemos um fogareiro. Confesso que eu também estava um pouco pensativa com esse fogão, mas o escoteiro chefe Felipe ensinou as nossas escoteiras e o fogão as poucos estava ficando pronto. Nessa foto, escoteiras do grupo Águia, Junia, Fernanda e Dani, estavam atentas aos ensinamentos do chefe Felipe, afinal, o almoço delas dependia do abençoado fogão.
A Patrulha Falcão também demorou para começar a construir o fogão. Com muito esforço da lenhadora Jéssica, auxílio das escoteiras Paloma e Aline e ajuda da auxiliar Eliane o fogão da patrulha Falcão estava tomando formato.
Escoteiras Águias dominando a arte do bambu e do sizal.
Finalmente pronto! A lenhadora Fernanda e a cozinheira Junia exibem com orgulho a obra prima, agora era só fazer o almoço. Detalhe: o fogão ficou pronto 13:00 hora da tarde. Bora cozinhar meninas!
O Fogão do grupo Falcão também ficou pronto. Nessa foto a cozinheira Paloma já estava pilotando seu super fogão de ultima geração.
O primeiro almoço dos escoteiros foi carne moída e arroz. A fome estava grande nesse dia! Foi muito trabalho!
A lobinha Suzana estava desesperada por uma colher de carne moída kkk.
Resultado de acordar tão cedo: a lobinha Poliana capotou depois do almoço. Acorda menina!
Uma das leis do acampamento é organização. Para ter tudo organizado as patrullhas construíram mesas. Na foto a mesa do grupo Falcão.
Como as escoteiras eram todas meninas, não poderia faltar o toque feminino em todas as coisas. Nessa foto a lobinha Suzana estava decorando a mesa de bambu da Patrulha Águia.
Para descançar os escoteiros construiram bancos. Nessa foto a escoteira Vanessa estava se equilibrando no banco da patrulha Falcão. E o que falar do banco da patrulha águia??! bem, a lobinha Suzana define o banco com a seguinte frase: esse banco é muito precário kkkk. Esperamos que no próximo infantocamps alguém consiga fazer um banco mais firme ha ha.
Cada patrulha construiu um Portal para seu acampamento. Nessa foto o Portal todo florido da equipe Águia, parabéns meninas!
Nessa foto, as escoteiras Sênior, Jéssica e Aline, estão construindo o Portal da Patrulha Falcão. Valeu o trabalho meninas!
Prova do basquete, a bola insistia em entrar e sair kkk.
Após lavar a louça do almoço fomos nos divertir. As brincadeiras escoteiras servem para integrar o grupo e para fortalecer a nossa amizade. Nessa foto os escoteiros estão jogando Fórmula 1, popular corrida de tampinhas. A vencedora foi a escoteira Sênior Tânia da patrulha Águia.
Escoteira sênior Jéssica se preparando para sua jogada.
Patrulha Falcão e patrulha Águia competindo na prova do relógio. Quem conta, com o olho fechado, até exatos 2 minutos?? A vencedora foi a Fernanda da patrulha Águia, é a menina cronômetro.
Rabo da cobra: nessa brincadeira a cabeça de uma cobra deveria pegar o rabo da outra. Cuida do seu rabo escoteira Junia! A equipe Falcão venceu a prova.
Prova do Carrinho humano. Nessa foto: escoteira Paloma, Vanessa e Lobinha Ana. Nome do carro: desastre kkkk o carro avançava o sinal, passava em cima do meio fio, cartão vermelho para elas!
Caça tesouro: frio, quente, tá esquentando! O tesouro foi encontrado pela Patrulha Falcão. Parabéns!
O escoteiro é amigo de todos. Nessa foto as lobinhas Sabrina da patrulha Águia e Ana da Patrulha Falcão.
Como o escoteiro também é limpo, após as brincadeiras todos tomaram banho de mangueira, ainda bem que o sol estava quente porque a água estava muito gelada! Nessa foto: Angélica, Sabrina, Mirian, Mariana, Suzana e Tânia.
A escoteira Sênior Jéssica assumiu uma difícil missão: limpar os pés da lobinha Ana pés encardidos ha ha.
Nessa foto a escoteira Vanessa da Patrulha Falcão tenta se esconder das lentes da câmera.
Na janta, os escoteiros famintos saborearam um delicioso cachorro quente feito com creme de leite, parabéns as cozinheiras!
A noite convidamos pais e amigos para prestigiar o Fogo Conselheiro, que é feito na ultima noite do acampamento escoteiro. Nessa foto a patrulha águia com os visitantes: Vó Jandira, Nono Vitor e tio Junior.
Patrulha Águia
As patrulhas receberam os visitantes e apresentaram as construções que fizeram. Nessa foto: Sônia, Nêne e dona Esmeralda.
Nessa foto Patrulha Águia com os visitantes: Marlene e Tata.
Na noite do Fogo Conselheiro, os escoteiros apresentaram teatros (Monge, Monstro da Montanha, Jesus e Canarinho) e cantaram canções escoteiras (canção da despedida e BP) . Os pais se divertiram muito com as apresentações.
Apresentação do Monstro da Montanha- Equipe Falcão- Reza a lenda que em uma montanha muito, muito alto, tinha um monstro. Esse monstro tinha uma feiura tremenda que todos os que olhavam para o monstro desmaiavam. Quatro escoteiras muito corajosas resolveram desafiar a feiura do monstro, em uma noite subiram a montanha. Primeiro foi Carola (lobinha Ana), com seus passos lentos conseguiu chegar ate o monstro, mas quando deu aquela espiadinha, PUF, desmaiou. Em seguida foi a Genoveva (escoteira Vanessa) e PUF, desmaiou! Logo após foi a Pedrita (escoteira Paloma) e PUF, desmaiou! A escoteira Poliana foi a última, e PUF, também desmaiou! A contadora da História (Aline) desafiou alguém da platéia para enfrentar a feiura do monstro. Quem foi o corajoso?
Foi o Tio Junior, mas a feiura do tio Junior era tremenda que dessa vez foi o monstro que desmaiou! kkkkkkkkkk
Era uma vez um monge tão sábio, mas tão sábio, que fazia com que todos andassem atrás dele. O monge dizia: você, comigo! e assim os visitantes o seguiam. A fila atrás do monge estava grande quando o segredo foi desvendado: Era uma vez um monge tão sábio, mas tão sábio, que fazia com que todos os bobos andassem atrás dele! kkkkk
Um certo dia Dona Maria pediu a seu filho, Jesus, que fosse a padaria comprar pão e salame. No meio do caminho Jesus resolveu ir à missa. Quando chegou na missa o padre perguntou: Meus irmãos e minhas irmãs, vocês já pararam para pensar o que Jesus veio fazer na terra?? Então Jesus levantou e alegre respondeu: eu sei! comprar pão e salame! kkkkk
Após a saída dos visitantes os escoteiros tiveram a noite do Marshmallow, todos reunidos na fogueira saborearam a deliciosa surpresa do dia. Todos foram dormir, afinal foi um dia cheio de atividades. Todos?? alguns demoraram para dormir: a lobinha Suzana ficou contando suas histórias, como a da amostra de frauda gratis! kkk foi de rolar de rir kkk
No dia seguinte a nossa auxiliar Eliane estava tirando um tempo na cadeira dos chefes.
Prova da personalidade: nessa prova os escoteiros recebiam uma personalidade do acampamento e deveriam imitar com gestos. Nessa foto a escoteira Paloma está imitando a escoteira Fernanda.
Lobinhas Mirian e Poliana aproveitando a manhã para brincar.
Nessa foto tia Alba com as lobinhas Ana, Mirian, Sabrina e Poliana.
Lobinhas no parquinho do cipó.
Preparativos para o ultimo almoço. Nessa foto as escoteiras da Patrulha Águia estão intrigadas com a massa de tomate kkk.
Enquanto uns cozinham outros descansam!
O almoço do último dia foi uma delícia, os cozinheiros arrebentaram! A escoteira Daniele da Patrulha Águia inventou até versinhos para recepcionar as visitas para o almoço: O sol está alegre, o fogão está quente, entre feliz e saia contente! Parabéns pela iniciativa que rendeu pontos para a Patrulha Águia.
O almoço na Patrulha Águia foi: arroz com legumes, que levava o ingrediente surpresa (beringela), omelete, macarrão, estrogonofre, salada de tomate e para a sobremesa salada de fruta. Nessa foto escoteiros Águias matando a fome.
No grupo Falcão a lobinha Ana e a escoteira Vanessa ficavam responsáveis pelo suco de pacotinho sagrado de todo dia! kkk
O cardápio da Patrulha Falcão foi: picadinho de carne com cenoura, macarrão ao molho branco, salada de tomate e para a sobremesa salada de fruta. Show de bola o almoço meninas! Nessa foto a escoteira chefe Angélica pegou uma carne nervosa! kkkk
Depois do almoço todos mereciam um bom descanso. Nessa foto as escoteiras Paloma, Jéssica e a lobinha Mariana estão aproveitando a sombra, Infantocamps é light às vezes! kkkk
As nossas lobinhas Mariana e Mirian iniciaram a brincadeira do aeroporto, elas deveriam jogar o aviãozinho e acertar o aeroporto. Faltou feijão e os dois aviões foram parar no chão kkk. Não posso esquecer que esse foi o momento que a lobinha Mariana travou antes do seu lançamento, muito engraçado!
Mais duas lobinhas na competição: Poliana e Sabrina. O vento e a falta de prática das pilotas impossibilitou que os aviões chegassem ao aeroporto.
A expectativa era grande, todos na torcida para que alguém conseguisse acertar o bendito do aeroporto. Dessa vez, as lobinhas Ana e Suzana eram as pilotas, resultado: chão!
Nessa foto a escoteira sênior Jéssica está olhando atentamente para o aeroporto e prestes a dar a partida na sua máquina aeroespacial. A escoteira Fernanda já havia lançado seu super jatinho e um grave acidente fez com que caísse longe do aeroporto. Não deu para elas!
Quando tudo parecia perdido, chegou a vez das escoteiras Aline e Tânia lançarem seus aviões. Nessa foto a escoteira Aline fez seu lançamento e esse avião que sobrevoa o canto superior esquerdo da foto garantiu a vitória da Patrulha Falcão na prova do aeroporto.
Após o almoço magnífico com o ingrediente surpresa, beringela, a escoteira Junia bebendo água na sombra e atrapalhando o trabalho do escoteiro chefe Felipe.
Troféu Abacaxi (PH): como houve empate nas brincadeiras as duas Patrulhas dividiram o prêmio.
No encerramento recebemos novamente a visita de familiares e amigos. Muito obrigado pela presença de todos e pelo apoio.
Círculo da amizade: após a mensagem da tia Alba, todos ficaram muito emocionados e os escoteiros acabaram chorando. Todos participaram, todos se esforçaram e todos aprenderam alguma coisa com o I Infantocamps.
Patrulha Falcão e Patrulha Águia junto com os escoteiros Chefes. SEMPRE ALERTA!
Troféu I Infantocamps
Patrulha Águia: parabéns pelo trabalho e pela sintonia do grupo.
Patrulha Falcão: parabéns por ter conquistado o troféu do I Infantocamps.
Esperamos reunir todos novamente no II Infantocamps.